terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UNICEF lança campanha por uma infância sem racismo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançou no dia 29 de novembro, no auditório do Ministério da Educação, às 9h30, a campanha nacional sobre o impacto do racismo na infância. A iniciativa tem o slogan Por uma infância sem racismo.
O evento contou com a participação do secretário de políticas de ações afirmativas da Seppir, Martius Antonio Alves das Chagas; da secretária nacional de promoção dos direitos da criança e do adolescente da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Carmen de Oliveira; do secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do Ministério da Educação (MEC), André Lázaro; e da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.
Além das autoridades, o evento teve a participação de representantes de movimentos negros e indígenas e de adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal.
Para o UNICEF, a discriminação racial não apenas persiste no cotidiano das crianças no Brasil, como também se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos. Com a campanha, o UNICEF quer fazer um alerta sobre a necessidade da quebra do círculo vicioso do racismo para, dessa forma, estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as populações mais vulneráveis.
A campanha, lançada como parte da celebração dos 60 anos de atuação do UNICEF no Brasil, tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para a necessidade de assegurar a equidade e a igualdade étnico-racial desde a infância. Para o UNICEF, o combate ao racismo implica valorizar as diferenças, promovendo a igualdade de tratamento e oportunidades para cada menina e menino no Brasil, o que ainda representa um grande desafio para o País. Assim busca-se contribuir com o debate nacional sobre direitos da infância e adolescência, envolvendo cada segmento da sociedade no esforço do combate ao racismo a partir do reconhecimento de sua existência.
A Campanha – Para a primeira etapa da campanha, foram produzidas peças gráficas criadas pelas agências Ogilvy e AW Comunicação, parceiras da ação. A iniciativa conta com a participação do ator e embaixador do UNICEF no Brasil, Lázaro Ramos. Lázaro gravou um filme de 4 minutos, em que o texto demonstra a situação das crianças negras e indígenas no Brasil. O filme tem uma versão de 27 segundos para ser veiculado nos canais de televisão que apoiam a campanha. Além disso, como parte da campanha, será disseminado um folheto institucional que propõe “Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo”, com orientações sobre como identificar, evitar e combater atitudes e ações discriminatórias. A campanha terá duração de um ano e será acompanhada de um blog (http://www.infanciasemracismo.org.br/).
Ao reconhecer os progressos do Brasil na melhoria da qualidade de vida de suas crianças, a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, lembrou que esses benefícios ainda não contemplam equitativamente todos os meninos e meninas, especialmente, negros e indígenas. “Essas crianças e adolescentes ainda vivem em contextos de desigualdades. Muitas vezes sofrem discriminação no ambiente escolar, nas comunidades onde vivem e, até mesmo, em instituições públicas. Isso tudo tem uma repercussão profunda no desenvolvimento dessas crianças. O País precisa reafirmar o compromisso de eliminar todas as formas de racismo, sobretudo, na infância”, observou Marie-Pierre.
Diferentes setores da sociedade civil participaram da construção da campanha, entre elas: Ação Educativa, Ceafro, Tribo Jovem, Geledés, comunidades Pataxós, Coiab e Andi. Várias organizações já anunciaram apoio à iniciativa e veicularão peças da campanha. São elas: MTV, Canal Futura, Orla Rio, EBC, Discovery Chanel, Afrobras, MICA e Botafogo Futebol e Regatas. Grupos religiosos estão mobilizados em torno da campanha, desenvolvendo mensagens de sensibilização sobre o tema em suas comunidades.
UNICEF no Brasil – O UNICEF tem como missão colaborar com os governos dos países para que assegurem direitos iguais para cada criança e cada adolescente e considera que promover a equidade racial é de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico das nações. Enfrentar o racismo e promover a diversidade é papel dos governos e de cada cidadão.
O primeiro escritório do UNICEF no Brasil foi instalado em 1950, em João Pessoa. Nessas seis últimas décadas, o UNICEF tem participado de importantes conquistas, como a erradicação da pólio, a redução da mortalidade infantil, a distribuição da merenda escolar e a recente ampliação da obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos.
O UNICEF é movido pelo compromisso e pela determinação de ajudar a construir um mundo onde os direitos de cada criança são cumpridos, respeitados e protegidos. No Brasil e em outros 190 países, esse trabalho é realizado em parceria com governos e sociedade. Por meio da união de forças, o UNICEF acredita que será possível superar as disparidades que ainda impedem a sobrevivência e o desenvolvimento de milhões de meninas e meninos em todo o mundo. Participe desta campanha!
Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Pedro Ivo Alcantara
E-mail: pialcantara@unicef.org
Telefone: (61) 30351983
Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: (61) 30351963
  
 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conheça o Conselho Tutelar de Verdelândia

Verdelândia participa de capacitação do Selo Unicef

Representantes de Verdelândia participaram nesta terça e quarta, de Encontro de Capacitação do Selo Unicef, no auditório da ACI em Montes Claros. Participaram a Presidente do CMDCA Vilma Solange, a adolescente Andréia Abreu e o Articulador do Selo Unicef em Verdelândia Danniel Olímpio.

O objetivo do encontro foi o de debater assuntos referentes à políticas públicas e participação de adolescentes nas políticas públicas dos municípios. A intenção era a de facilitar a ação dos municípios em prol das crianças e adolescentes no processo de busca do Selo.

Além da discussão, os participantes também receberam material que irá auxiliar os municípios na execução do plano de ação que visa a melhoria de crianças e adolescentes.

O próximo passo é colocar em prática o plano de ação elaborado a partir das propostas feitas no Fórum Comunitário realizado em setembro, no Parque de Eventos.
Saiba o que fazer para melhorar a vida de crianças e adolescentes.
Selo Unicef Verdelândia

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Convite Reunião do CMDCA do dia 16 de novembro (quarta-feira)



Verdelândia, 12 de Novembro de 2010.


CONVITE


Prezado (a) Sr.(a),


Venho através deste convidar V.Sa. para participar da reunião ordinária do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no dia 16 de Novembro de 2010 (Terça-feira) às 09:00 horas, a realizar-se na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Janaúba, n° 48 – Cachoeirinha.

A sua presença é imprescindível, pois serão discutidos assuntos de grande relevância. CONTO COM A SUA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO.
Antecipadamente agradeço.

Obs: Favor comparecer no horário acima mencionado.
Caso não seja possível o comparecimento do titular, favor solicitar a presença do suplente.


Pauta da reunião:


- Instruções sobre o FIA;
- Informação sobre os conselheiros que se disponibilizaram a participar da Capacitação que será realizada na cidade de Montes Claros nos dia 17, 18 e 19 de novembro;
- Informações sobre o Conselho Tutelar;




Atenciosamente,



MIRIAM SANT’ANA MATOS FREIRE

Secretária Executiva do CMDCA

sábado, 9 de outubro de 2010

Convite Reunião CMDCA de quarta-feira (13 de outubro)


Verdelândia, 08 de Outubro de 2010.


CONVITE

                  
 Prezado (a) Sr.(a),

_______________________________________________________________________    

                    Venho através deste convidar V.Sa. para participar da reunião ordinária do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no dia 13 de Outubro de 2010 (Quarta-feira) às 09:00 horas, a realizar-se na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Janaúba, n° 48 – Cachoeirinha.

                   A sua presença é imprescindível, pois serão discutidos assuntos de grande relevância. CONTO COM A SUA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO.
Antecipadamente agradeço.

Obs: Favor comparecer no horário acima mencionado.
         Caso não seja possível o comparecimento do titular, favor solicitar a presença do       suplente.

Pauta da reunião:

- Informações sobre os assuntos discutidos na reunião realizada com os profissionais da  Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Norte de Minas;
- Informações sobre os temas e questões abordados e discutidos no 8° Seminário Pró- Conselho  realizado em Belo Horizonte no dias 17 e 18 de agosto de 2010;
- Formulação de propostas objetivando a arrecadação de recursos para o FIA;
- Acompanhamento do Plano de Ação.





  Atenciosamente,



MIRIAM SANT’ANA MATOS FREIRE
Secretária Executiva do CMDCA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Verdelândia realiza 1º Fórum Comunitário pró Selo Unicef



Aconteceu nesta quinta, 23, no Parque de Eventos de Verdelândia, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado pelo CMDCA, com apoio da Prefeitura Municipal de Verdelândia.
A população compareceu a este importante evento para debater sobre a situação de crianças e adolescentes no município e dar sugestões para o plano de ação que buscará melhorias na vida de crianças e adolescentes. Para entreter os filhos dos participantes, a Brinquedoteca do CRAS foi montada no evento, dando maior tranqüilidade aos pais que iriam participar dos trabalhos.
O Fórum foi um momento de participação popular de fundamental importância para que todos sejam envolvidos neste processo, sendo um ponto de partida até a execução das ações que irá ate 2012, quando o município será avaliado e poderá receber o Selo Unicef, caso atinja os índices necessários.
Na noite desta quinta a população pôde conhecer a metodologia e objetivos do Fórum, conheceram o diagnóstico da situação da infância e adolescência e os serviços ofertados a meninos e meninas no município. O diagnóstico foi um ponto de partida para que o trabalho dos grupos fosse mais proveitoso, pois, a partir do conhecimento dos serviços destinados a crianças e adolescentes e da situação da infância e adolescência no município, tornou-se mais fácil entender suas reais necessidades.
Vários setores do município participaram dos grupos, como Pastoral da Criança, conselhos, pais, representantes de igrejas e associações. Os participantes dos grupos discutiram assuntos relacionados à saúde, educação, cidadania, meio ambiente, esporte e direitos de crianças e adolescentes.
A partir das propostas dos grupos será feito o plano de ação, que servirá de guia sobre o que fazer e quem serão os responsáveis pelas ações em prol das crianças e adolescentes de Verdelândia. Toda sociedade participa do processo. É cada um fazendo a sua parte para que tenhamos crianças e adolescentes mais felizes.

Um segundo Fórum será realizado em 2012 e será um momento de avaliar as ações que buscaram melhorar a vida da infância e adolescência em Verdelândia.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Prefeitura realiza 1º Encontro das Famílias da Assistência Social de Verdelândia

A Prefeitura Municipal de Verdelândia, através da Secretaria de Assistência Social, realizou no dia 18 de setembro o 1º Encontro das Famílias da Assistência Social de Verdelândia, no Parque de Eventos.
O encontro reuniu um bom número de participantes, que pode conferir apresentação com crianças da brinquedoteca do CRAS, apresentação de dança com crianças e adolescentes do PETI da Comunidade Lagoa de Pedra, Informativo do Bolsa Família, mensagem da adolescente Tatiele Gonçalves do Projovem e apresentação do grupo Roda de Viola, finalizando o evento.

Encotro das Famílias em Verdelândia
O evento foi realizado em comemoração à Semana Nacional da Família e procurou proporcionar momento de lazer e confraternização entre as famílias do município, que se mostraram muito felizes com o encontro.
Encontro das Famílias

O Encontro das Famílias também serviu para que fosse entregue o Informativo Bolsa Família, com informações importantes sobre o programa em Verdelândia, além do destaque da matéria “O Exemplo de Dona Catarina”.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Verdelândia Realizará 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef


 
 
Será realizado no dia 23 de setembro, quinta, as 18 horas no Parque de Eventos, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2009-2012 em Verdelândia.

O Fórum é aberto a toda a população e será um momento de promover a participação popular no processo de melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do município. A população e órgãos como associações, conselhos, igrejas, escolas e ONG’s participarão do Fórum dando sugestões para formular o plano de ação, que busca atender as necessidades de crianças e adolescentes, levando em conta setores como saúde, educação, cidadania, esporte e meio ambiente.

O Fórum iniciará explicando o funcionamento e metodologia do Selo Unicef. Após esta apresentação os grupos serão formados para debaterem sobre a situação da infância e adolescência no município, levando em conta setores como educação, saúde, esporte, cidadania, meio ambiente e garantia dos direitos. Após o debate, os representantes dos grupos deverão dar sugestões para formulação do plano de ação.

É de total importância que a população participe deste momento, para melhoria de qualidade de vida de nossas crianças. São todos participando e buscando o melhor para as crianças e adolescentes do município.
O Fórum é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Verdelândia – CMDCA, com total apoio da Prefeitura Municipal de Verdelândia.
 
 

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

APAE de Verdelândia comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A APAE de Verdelândia comemorou nesta última semana, de 20 a 27 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema deste ano, eleito pela Federação Nacional das APAEs, foi: “Autogestão e Autodefensores: Conquistando Caminhos para Ser e Conviver”.

A programação da Semana abordou diversos temas importantes para a inclusão e valorização das pessoas com deficiência. Houve caminhada inclusiva, oficina de jogos pedagógicos com os alunos da APAE e Escola Municipal João Silveira, sessão de cinema para alunos da APAE, palestra: “Conquistando Caminhos para ser e Conviver”, encontro de pais, encontro com adolescentes do Projovem, seminário: “Deficiência Intelectual” e fechou com lazer para alunos da APAE no clube.


(alunos da APAE de Verdelândia no Caiçara de Janaúba)


A comemoração acontece nas APAEs do Brasil e em Verdelândia houve grande mobilização de pais, funcionários e comunidade. A semana foi bem conduzida pelos organizadores, comprovando o bom trabalho realizado na cidade.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reunião CMDCA Verdelândia 1º de setembro











CONVITE
                    Venho através deste convidar V.Sa. para participar da reunião ordinária do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no dia 01 de Setembro de 2010 (Quarta-feira) às 09:00 horas, a realizar-se na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Janaúba, n° 48 – Cachoeirinha.
                   A sua presença é imprescindível, pois serão discutidos assuntos de grande relevância. CONTO COM A SUA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO.
Antecipadamente agradeço.
Obs: Favor comparecer no horário acima mencionado.
         Caso não seja possível o comparecimento do titular, favor solicitar a presença do       suplente.
Pauta da reunião:
- Análise da nova lei  do CMDCA;
- Informações e decisões sobre o 1°  Fórum Comunitário do Selo Unicef;
- Informações sobre o Conselho Tutelar.
     “ Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”     Paulo Freire
  Atenciosamente,
MIRIAM SANT’ANA MATOS FREIRE
Secretária Executiva do CMDCA